quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Varizes? Pernas e pés inchados?

O excesso de líquido(linfa) que estava no sangue, quando encontra uma resistência para retornar, extravasa pelas paredes dos vasos e isso acaba causando o inchaço dos pés e das pernas e é por isso que a perna fica pesada e os sapatos já não cabem mais.Para prevenir que isso aconteça é necessário ter algumas atitudes simples que podem fazer a diferença, ajudando a diminuir ou até mesmo fazer com que o inchaço nem apareça.
Manere no sal, pois para amenizar o problema do inchaço, a mulher deve reduzir a ingestão de sal em sua alimentação, pois o sal é um dos fatores mais agravantes na retenção de líquido e isso leva a um maior inchaço.Além disso, faça caminhadas ou hidroginástica e natação, mas é claro que sempre com recomendação médica, pois também ajudam a aliviar o inchaço.

Como a drenagem linfática atua nos EDEMAS?
O trajeto da linfa( é um liquido constituido no corpo humano e reconhecido como o mais nobre pela sua limpeza , clareza, purificação e por ser fonte de água.) ocorre por vias superficiais e profundas, com 80% da linda circulando superficialmente e 20% circulando em nível profundo, por isso a massagem é suave, com movimentos finos, sua principal função é drenar os liquidos excedentes que banham as células , permitindo a livre evacuação de toxinas e dejetos metabólicos presentes em várias partes do corpo.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Lipodistrofia Ginóide (celulite)



Trata-se de um tecido mal oxigenado, subnutrido, desorganizado e sem elasticidade, resultante do mau funcionamento dos sitema circulatório e das consecutivas transformações do tecido conjutivo.
 É uma infiltração edematosa do tecido conjuntivo, não inflamatória, seguida de polimerização da substância fundamental, que infiltrando-se produz uma reação fibrótica consecutiva. Por isso temos que avaliar o cliente antes de qualquer tratamento, pois exitem fases (graus) de celulite.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Drenagem Linfática na gestação



A combinação entre drenagem linfática e gestação não poderia ser mais perfeita: ajuda a relaxar, alivia inchaços típicos da gravidez, reduz o acúmulo de retenção liquida, estimula a lactação e prepara as mamas para a amamentação, previne e combate varizes, celulite e estrias.
“Se a drenagem linfática for realizada de maneira inadequada, poderá comprometer a circulação, causar hematomas, dores intensas, eritema (vermelhidão), deslocamentos de trombos, microvarizes, além de piorar o fibro edema gelóide, ou seja, a celulite”. (Linfoterapeuta Letícia Lyra Papini)

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Drenagem Linfática pré e pós Operatório

A Função da  drenagem linfática manual é drenar os líquidos excedentes , permitindo a evacuação de toxinas e dejetos metabólicos presentes em várias partes do corpo.
A técnica de massagem é suave, movimentos finos, superficiais pois o objetivo é que os linfângios impulsionem  a linfa(liquido) para os principais linfonodos, então temos que respeitar a lentidão que ocorre.


Indicações :
Tratamento no pré e no pós- cirurgico de cirurgias pláticas e repadoras;
Celulite;
Acne;
Mastectomia;
Gravidez;
Varizes;
Microvarizes;
Linfedema;
Lipodistrofia ginóide;
Obsidade;
Traumatismo localizado;
Estresse;
Rejunescimento facial;
Edema de pálpebras;
Retenção hidrica;
Rinite;
Sinusite;
e outas...