sábado, 29 de junho de 2013

MASSAGEM COM PEDRAS QUENTES



     Essa prática promove os efeitos da termoterapia no maior órgão do corpo humano que é a pele, mas é importante lembrar que o tratamento é de natureza profunda e penetrante. Atua também sobre os tendões, ligamentos, musculos e órgãos internos de uma maneira particular, nos permitindo realizar massagens profundas, sem as possíveis dores das massagens profundas convencionais.

     Nessa massagem a temperatura precisa ser adaptada ao interagente caso a caso, e as pedras que vão deslizando sobre os músculos liberam calor que relaxa. Esta ginástica vascular do sistema circulatório ajuda o organismo a recompor-se e as pedras provocam alternadamente respostas sedativas. Ao usar a temperatura extrema, aumenta-se o fluxo sanguíneo, linfático e de outros fluídos corpóreos, de maneira mais intensa do que se estivéssemos utilizando uma temperatura separadamente.
      O poder das pedras sobre os receptores dos sentidos faz com que ocorra uma comunicação intercelular e reorganiza a conexão corpo e mente, interno e externo. Gera assim uma positiva influência no comando da saúde geral do organismo. Dessa forma caminhamos na direção da harmonia do corpo como um todo e de nossas necessidades espirituais evolutivas.
      O cansaço, estresse físico ou emocional, TPM e dores musculares podem ser eliminadas com uma terapia de pedras quentes.
      O procedimento da terapia de pedras quentes é simples. Na terapia coloca-se as pedras em pontos fixos do corpo (como pés, mãos, abdômen e olhos) e espalha-se um óleo relaxante para evitar o atrito com regiões corporais que serão massageadas com outras pedras.
      Ao longo prazo a terapia com as pedras quentes proporcionam o equilíbrio do corpo e a homeostase, harmonia no funcionamento como um todo.
      A duração do tratamento com as pedras quentes depende da necessidades de cada paciente, devido ao seu trabalho, ansiedade, tensão entre outros motivos.

Principais indicações:

Torções; Luxações; Bursite aguda; Tensão crônica; Inflamação aguda; Dor de dente; Dor de cabeça;
Febre; Congestão cerebral; Inflamação do intestino; Prisão de ventre; Hematomas; Músculos

atrofiados;Veias varicosas ulceradas; Cólica menstrual; Auxilia à perda de peso ; Redução do estresse

físico emocional e mental; Contribui para eliminação de toxinas; Ativa a energia vital diminuindo o

cansaço; Constipação;  Dores musculares ou articulares;  Promove relaxamento; Ajuda diminuir

estados depressivos; Auxilia em casos de insonia.

 Contra-indicações:
Asma aguda; Cistite aguda; Gravidez (pode-se usar pedras quentes ou frias somente em áreas isoladas, sem fazer formatos, sem fazer deslizamentos com pedras quentes ou frias. O feto está em formação inicial, podendo prejudica-lo nesta etapa;

Doenças de pele, inflamações cutâneas ou queimaduras: estar atento para não espalhar qualquer tipo de dermatite para outras partes do corpo;

Pós-Cirúrgico: Não recomendável passar com o calor das pedras por cicatrizes recentes ou pessoas que estejam se reabilitando de procedimentos cirúrgicos;

Qualquer condição da pele que possa ser agravada por umidade ou calor;
Qualquer pessoa tomando medicação que possa ter efeitos colaterais devido ao calor ou desafios de temperatura;

Todos os indivíduos que não estejam certos de suas medicações, devem consultar seu médico;
Doença cardíaca, temperaturas forçam o sistema circulatório, a saúde do coração necessita de sérias considerações;

Qualquer pessoa muito debilitada ou fraca antes de iniciar o tratamento, onde o corpo não pode equilibrar-se após ser desafiado pelas temperaturas;

Qualquer condição onde a massagem seja contra-indicada;
Veias varicosas, o calor não é bom, o frio é muito beneficente;

A pele fina de pessoas com mais idade deve ser tratada com cuidado, pressão mais leve temperatura mais baixa.
Letícia Lyra Papini-  Linfoterapeuta e especializada em  dermato funcional.