terça-feira, 30 de julho de 2013

Drenagem Linfática na Gravidez


 
Letícia Lyra Papini – Linfoterapeuta

(21) 2218-6157

(21) 7469-0008

(21)8531-5282

Atendimento Domiciliar

“Mamãe que momento especial, agora o corpo sofreu algumas alterações físicas e emocionais, temos que continuar cuidando do corpo ,beleza e  saúde e a drenagem linfática é um forte mediador , facilitador e regulador de vários sistemas, promovendo o equilíbrio de pressões hidroestética, com eliminação de excesso de líquido e sustâncias tóxicas”

A drenagem linfática manual na gravidez traz benefícios para a mãe e para o bebê e pode começar a ser realizada a partir do 4º mês de gestação. Essa técnica elimina as toxinas e ativa a circulação, diminuindo o inchaço das pernas e pés, e o líquido que estava acumulado é eliminando naturalmente pela urina.

Inchaço nas pernas, dores lombares, prisão de ventre, tensão, ansiedade e uma série de pequenos incômodos.

A drenagem linfática na gravidez deve ser realizada preferencialmente por um fisioterapeuta pois a drenagem mal realizada pode provocar aborto, se for realizada antes dos 4 meses de gestação pode provocar o parto pré maturo se for realizada inadequadamente após os 6 meses de gravidez.

É importante enfatizar que a drenagem linfática manual é um tipo de massagem muito leve em que não há aplicação de força e na gravidez, a área da barriga não deve ser tocada.

Contra indicações da drenagem linfática na gravidez

As contra indicações da drenagem linfática na gravidez são:

Gravidez de risco, Hipertensão descontrolada, Insuficiência renal, Trombose venosa profunda, Doenças relacionadas ao sistema linfático.

Benefícios da drenagem linfática na gravidez

Os benefícios da drenagem linfática na gravidez incluem:

Diminuição do edema nas pernas e pés, Melhora da circulação sanguínea, Diminuição do risco de desenvolver varizes, Melhora da nutrição das células e dos tecidos, Promove um bom relaxamento.

A drenagem linfática na gravidez vai ajudar a diminuir o cansado nas pernas e o desconforto dos tornozelos e pés inchados, contribuindo para uma melhor qualidade de vida da grávida. No pós parto a drenagem vai eliminar o excesso de líquidos do organismo da mãe e melhorar suas defesas.

Recomenda-se a realização de 1 sessão de drenagem linfática por semana, durante toda a gravidez e no pós parto.

 

 O que contribue para uma boa gravidez:

Não existe uma obrigatoriedade absoluta de que os líquidos sejam apenas água, sucos ou refrescos contém substâncias corantes que necessitam de maior trabalho do sistema linfático. Água de coco embora seja citada como saudável, possui eletrólitos e gorduras, além de possuir um grande aporte calórico. Já refrigerantes possuem gás, açucares, corantes e outras substâncias utilizadas em sua fabricação.