quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Fisioterapia Domiciliar exercícios multisensoriais no equilíbrio e na prevenção de quedas em idosos

     As quedas de idosos não são consequências inevitáveis do envelhecimento, mas podem apontar o começo de fragilidades ou de uma doença aguda. São muito comuns de acontecer e geram complicações sociais, econômicas e psicológicas muito grandes, fazendo com que o idoso tenha mais dependência de um parente, médico ou enfermeiro.
Prevenir as quedas não é fácil, pois são muitos os fatores que as fazem ocorrer. Os motivos que mais levam às quedas de idosos que moram em asilos e casas de repouso são: Distúrbios de marcha (modo padrão de andar fica diferente); Desequilíbrio; Vertigem e/ou Confusão mental.
Já os que moram em casa, caem por problemas como: Ambientais; Fraqueza; Falta de equilíbrio; Distúrbios de marcha; Tontura; Alteração na postura e/ou Lesão do Sistema Nervoso Central.
Os fatores de risco que mais se associam são: Idade avançada; Imobilidade; Baixa aptidão física; Fraqueza nos músculos dos membros inferiores; Falta de equilíbrio; Dano cognitivo; Diminuição da visão e da audição e/ou doenças agudas como Mal de Parkinson e/ou Alzheimer, até mesmo fatores como unhas grandes e joanetes dolorosos estão associados a quedas.
As consequências da queda são: Fraturas Imobilização; Lesão na pele; Lesão neurológica; Limitações; Abandono de algumas atividades; Dependência; Medo; Sensação de impotência e/ou Depressão.
As quedas podem ser prevenidas através da conscientização do próprio idoso, da família, comunidade, governo e outros, mudando o comportamento do idoso e preparando o ambiente em que o mesmo vive, focando sempre a diminuição dos fatores de risco.
As intervenções são feitas através da prática de exercícios físicos, alterações de medicamentos, tratamento de osteoporose e outros.
A Fisioterapia Gerontológica trabalha com exercícios multissensoriais e alongamentos específicos que possam auxiliar no ganho de força muscular e de flexibilidade, mantendo o equilíbrio e prevenindo osteoporose, de acordo com a limitação de cada idoso. Atividades aeróbicas com intensidade moderada também são muito importantes. E a fisioterapia ortopédica atua em casos de lesões como luxações e fraturas.  

Letícia Lyra papini
Fisioterapeuta
Consultório Tijuca/Recreio
Atendimento a domicilio
985315281

LEDTERAPIA



 LED azul (420- 490 nm): Possui efeito bactericida e microrganismos localizados na superfície da pele como aPropyonibacterium acne que é encontrada em pele acneica, aumenta imediatamente a hidratação tecidual da pele, fracionam a molécula de melanina fazendo com que a mancha absorva menos luz, além de acelerar as fases da inflamação já existente.

 LED verde (515- 570 nm): Atua inibindo os melanócitos que promovem a hiperpigmentação cutânea, atua na síntese de fibroblastos aumentando a proliferação celular;

 LED âmbar (590 nm): Promove a síntese protéica de fibras colágenas e elásticas, melhora a elasticidade de fibras adensadas protegendo-as de rupturas como nas estrias, aumenta a microcirculação periférica profunda, estimula o metabolismo celular, melhora a hidratação tecidual, drenante quando aplicado sobre a rede ganglionar;

 LED vermelho (620 nm): possui efeito anti-inflamatório, atua de maneira positiva no processo cicatricial, libera de forma natural substâncias endógenas vasodilatadoras, prevenção na formação de quelóides, tratamento de alopecia (queda de cabelo).

Desse modo, podemos realizar associações de terapias para tratar determinada disfunção da pele, sendo utilizadas em diversos níveis de atendimento na Fisioterapia Dermato – Funcional obtendo assim resultados eficazes.

Letícia Lyra Papini
Consultório Tijuca / Recreio
Atendimento Domiciliar
98531-5282

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

CARBOXITERAPIA


A carboxiterapia é uma técnica nova utilizada nas disfunções dermatológicas e estéticas. Caracteriza-se pelo uso terapêutico do gás carbônico medicinal com 99,9% de pureza administrado de forma subcutânea tendo como objetivo uma vasodilatacao periférica e melhora da oxigenação tecidual. 
A carboxiterapia chegou ao Brasil no início desse século e foi direcionada a área da Estetica ( gordura localizada, celulite, flacidez e estria. Atualmente , também é uitilizada como coadjuvante tratamento de cicatrizaas inestéticas , na cicatrizarão de úlceras, em casos de pós lipoaspiração, alopecias, psoriase, microvarizes, olheiras, acúmulos de edemas em pálpebras, sequela de queimados, etc.