quarta-feira, 4 de setembro de 2013

A Importancia da Drenagem Linfática no Pós Operatório da Lipoaspiração


A Cirurgia de Lipoaspiração é uma técnica de retirada de tecido adiposo por meio de um sistema vácuo-aspirador. Essa técnica é menos agressiva ao tecido conjuntivo e suas incisões são bem menores que as das cirurgias tradicionais, consequentemente suas cicatrizes são quase imperceptíveis.
Neste procedimento são indroduzidas cânulas de metal com orifícios laterais que fazem a sucção da gordura. Atualmente as Cânulas vêm passando por várias modificações quanto à forma, ao calibre e ao material utilizado, buscando um melhor desempenho médico e consequentemente redução das possíveis complicações.
São realizadas pquenas incisões abaixo da pele para retirada da gordura.Este procedimento provoca lesão no sistema linfático, vascular e arterial, bem como nas terminações nervosas adjacentes.Além de remodelagem do contorno corporal, a lipoaspiração tem grande aceitação no tratamento da lipodistrofia do abdomem, do flanco, do dorso e das regiões internas e externas das coxas.
O TRATAMENTO pós -cirurgico sugerido pelo médico é utilização de cinta e faixas elásticas por um periódo de um a dois meses, drenagem linfática, atividade física leve após 15 dias, vestimentas leves e soltas.
O objetivo ao pós - cirurgico para reabilitação DERMATO-FUNCIONAL é diminuir edema e quimose, diminuir dor , evitar ou tratar as fibrose e as aderências existentes no tecido.

REAÇÕES NA REGIÃO OPERADA:
 
Apesar da evolução das técnicas cirúrgicas utilizadas, a lipoaspiração ainda provoca reações na região operada e, estas incluem dor, inchaço, equimoses (as “manchas roxas”) e fibrose, entre outras.  A dor e o inchaço diminuem progressivamente e podem permanecer por até três a quatro meses, porém, com a drenagem linfática, esse tempo pode ser reduzido consideravelmente: as “manchas roxas”, por exemplo, podem persistir entre duas e três semanas a contar do pós-operatório.

Logo nos primeiros dias após a cirurgia, a sensibilidade da região lipoaspirada pode estar alterada e, em alguns casos, até ausente. Mas, com o tempo, tende a se normalizar. Além do tratamento com analgésicos para a dor e o edema resultantes da lipoaspiração, esses sintomas podem ser tratados com o uso da drenagem linfática.

A drenagem linfática é um método de mobilização da linfa que retira o acúmulo de líquido de determinadas regiões corporais. Mas o que é a linfa? A linfa é produzida pelo excesso de líquido que sai dosvasos sanguíneos ao espaço entre as células, sendo recolhida pelos vasos linfáticos. Este fluido é responsável pela eliminação de impurezas que as células produzem normalmente durante seu metabolismo.

É por esse motivo que a drenagem linfática resulta em melhora local da oxigenação e circulação nos tecidos, na aceleração da cicatrização de ferimentos, no aumento da capacidade de absorção de equimoses e melhora no retorno da sensibilidade. É importante lembrar, que o organismo faz normalmente essa drenagem dos líquidos, através do sistema linfático. A técnica da drenagem linfática é um mecanismo que auxilia e acelera o sistema linfático nessa tarefa.

A técnica é muito eficiente, porém o profissional tem que tomar algumas medidas de segurança como, por exemplo, conhecer bem o paciente, observar cuidadosamente o estado de saúde da pessoa, inclusive se existe alguma patologia, pois existem algumas contraindicações ao procedimento que devem ser respeitadas. Ela deve ser realizada no sentido da circulação linfática, o ritmo deve ser lento, as manobras devem ser pausadas e repetitivas, a pressão das mãos do profissional deve ser suave. É importante ressaltar que a drenagem linfática não deve ser feita com muita pressão e o paciente não deverá ficar com dor ou hematomas.

A drenagem linfática deve ser iniciada o mais precocemente possível no pós-operatório da lipoaspiração. O ideal é que sejam realizadas de duas a três vezes por semana, em sessões com duração média de 60 minutos. O período em que a drenagem é necessária é muito variável e depende das áreas operadas, da quantidade de gordura retirada e, obviamente, da reação individual de cada organismo.

A lipoaspiração é uma cirurgia cada vez mais procurada, porém é um procedimento cirúrgico que tem como consequência o surgimento de inchaço e dor. A drenagem linfática manual pode auxiliar na redução desses eventos clínicos, acelerando o processo de recuperação pós-operatória, prevenindo e controlando as reações comuns. Letícia Lyra Papini- Linfoterapeuta
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui sobre o que você achou do blog