segunda-feira, 29 de junho de 2015

CUIDAR DA PELE TAMBÉM É COISA DE HOMEM

 

Ao contrário da mulher, o homem não precisa de um arsenal de produtos para manter a pele jovem e saudável. A explicação é que os hormônios masculinos deixam a pele mais firme e espessa, à concentração de colágeno e elastina na derme, por esse motivo, o primeiro passo para ter uma pele bem cuidada, é lavar o rosto com um sabonete líquido facial, sempre que a oleosidade do rosto estiver excessiva fazendo com que os sinais do envelhecimento demorem mais a aparecer, daí eles precisarem apenas de sabonete ou espuma facial de limpeza, para remover células mortas, gordura e impurezas pela manhã e à noite?! A pele precisa muito mais que isso,  filtro solar com FPS,  anti-idade noturno, para combater o envelhecimento precoce e Peeling de diamante de 15 em 15 dias è uma grande opção para quem não tem paciência para tratamentos diários, porém os mais vaidosos podem adotar ainda pelas máscaras de ouro, rubi, argilas e para uma análise melhor de cada pele agende sua consulta com um Fisioterapeuta Dermato funcional.

Estudos sugerem que a sudorese masculina é 24% maior do que a feminina, com tendência a desidratação e que o fluxo sanguíneo é 50% maior do que nas mulheres.

Apesar da pele do homem ter mais colágeno, a partir dos 30 anos começa a perder, aproximadamente, 25% da firmeza. Além disso, possui pH mais ácido, tem o contorno dos olhos mais marcado e sofre agressão da lâmina de barbear diariamente.

Porque lavar o rosto?

A pele transpira e acumula impurezas e, ao final do dia, já acumulou oleosidade, poeira, poluição e outras sujeiras provenientes do ar. As impurezas são a porta de entrada para o surgimento da acne. Elas obstruem os poros, que respondem com o surgimento de inflamações: os cravos e espinhas. Por isso, a lavagem diária é fundamental.

Cuidados:

Para ficar com a pele impecável, os cuidados são simples, mas exigem dedicação. Podem ser resumidos em três etapas básicas: higienização, hidratação e proteção.

Higienização

A limpeza da pele do rosto deve ser feita com um sabonete específico para o tipo de pele;

Pode ser em barra, gel, líquido ou espuma e, por conta da oleosidade, são recomendados os que são à base de ácido salicílico ou glicólico.

Hidratação

Todos os tipos de pele (normal, oleosa, seca, sensível, mista) devem ser hidratados com os produtos adequados para cada caso;

Os hidratantes podem ser em emulsão para pele normal, em gel para oleosa ou em loção.

Proteção

O protetor solar deve ser aplicado em todas as regiões que ficam expostas, mesmo em dias nublados;

O fator de proteção (FPS) deve ter entre 15 e 30.

 

Os tratamentos variam de acordo com a idade e com as características de cada pele. Por isso, a avaliação de uma Fisiorapeuta Dermato funcional.



Fisioterapeuta Drª Letícia Lyra Papini.
www.leticialyrapapini.com

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Emagrecer e não ficar flácido , veja como isso é possível.

    
                      
    

    Os exercícios são importantes também para emagrecer sem ficar flácido. "Dependendo da quantidade de peso perdido, a flacidez pode ser um fator crítico. Os exercícios de musculação ou qualquer modalidade que estimule o desenvolvimento da força e da resistência muscular, como a ginástica localizada, são importantes, porém quero que conheçam o Heccus o ultrassom de alta potência que irá trabalhar toda a parte de celulite, gordura localizada e o principal que é nosso objetivo maior fortalecimento muscular, com a corrente aussie cinco minutos de corrente corresponde a 400 abdominais, com intensidades que jamais chegará com sua simples ou elaborada abdominal que faz na academia ou aulas localizadas, os resultados são maravilhosos e surpreendente, você irá emagrecer e ter sua barriga durinha. À tecnologia avança outros métodos podem ser associados para intensificar ainda mais seus objetivos, não deixe para depois o que você pode fazer hoje! 



Algumas outras práticas podem ajudar:

     Aumente o consumo de água, pois se suas células não tiverem bem hidratadas, ficará  com aparecia ressecada e sem elasticidade e ai sim, a flacidez era acontecer mais facilmente. Então tome bastante agora. Segundo ponto, passe a consumir colágeno em capsulas, renova-las é uma ótima opção. Caso não goste de tomar, coloque em sua alimentação alimentos como gelatina, músculo de boi, geleia de mocotó. Para manter sua pele ainda mais hidratada, use bastante hidratante. Existem até alguns com a fórmula Q10 ajudam a pele ficar firme e combater a flacidez.  Mas a ideia geral é hidratar, tanto fora com hidratante como a parte interna bebendo muita água.

    É importante associar os tratamentos estéticos nesse período que deseja emagrecer, se você perder gordura, quebrar células adiposas, fazendo com que o tecido conjuntivo de avascular transforme em vascular, acabando com a celulite e ao mesmo tempo em que fortalece a região do seu objetivo, haverá uma substituição, isso fará com que sua pele fique ainda esticada por conta de agora  estar sustentada pelos seus novos músculos. Não tente perder peso muito rápido com dietas, pois isso vai levar a uma probabilidade de flacidez maior. 


Fisioterapeuta Drª Letícia Lyra Papini.
www.leticialyrapapini.com

.

quinta-feira, 25 de junho de 2015

PÓS OPERATÓRIO DE CIRURGIA PLÁSTICA: LIBERAÇÃO TECIDUAL FUNCIONAL - LTF

                         


     A Técnica de LTF (Liberação Tecidual Funcional) foi desenvolvida com bases nas técnicas de terapias manuais da Fisioterapia para tratamento específico de fibroses e aderências decorrentes de traumas teciduais como as cirurgias plásticas. As células do nosso corpo são banhadas por um líquido claro e transparente denominado fluído intersticial, com o qual estabelecem trocas. O fluido intersticial é um componente importante na micro circulação entre o sangue e os vasos linfáticos e está aumentado durante o processo de reparo tecidual (cicatrização).É por isso que a manutenção funcional da mobilidade tecidual é importante, uma vez que, a presença de tecido cicatricial altera a função normal dos tecidos comprometendo drasticamente seu metabolismo. Muitas vezes, o edema fica retido pela falta de mobilidade entre os tecidos, sendo assim, é necessário reorganizar todo o tecido cicatricial. As manobras de Liberação Tecidual Funcional (LTF) provocam um tensionamento contínuo e prolongado, “organizando” a deposição do colágeno, além de tornar o tecido mais elástico e sem retrações, o que previne e trata as fibroses e aderências.

      Esta técnica é especial para cuidar do paciente de pós operatório imediato e tardio. Devolve a flexibilidade e a funcionalidade aos tecidos que ficam aderidos e com fibroses pela própria cicatrização pós operatória. Sua utilização ideal de forma preventiva é a partir do quinto dia de pós-operatório de duas a três vezes por semana durante a fase de reparo (30 a 40 dias), associada ao não a outros recursos terapêuticos, a depender da avaliação funcional realizada previamente. Deve-se empregar a mão espalmada e manter o estiramento por alguns segundos, repetindo-se o movimento. Todas as direções devem ser trabalhadas, respeitando as restrições cicatriciais (BORGES, 2006).

      A intensidade do estiramento deve ser proporcional à resistência que o tecido oferece. Se o tecido está mais aderido, o estiramento é mais intenso, se o tecido ainda não está tão rígido, o estiramento será mais suave. Não se deve utilizar nenhum tipo de veículo para executar as manobras. 

     O consultório Letícia Lyra Papini  com seu conceito inovador traz mais esta técnica para poder beneficiar os pacientes de pós operatório de cirurgia plástica. Lembre-se que a Cirurgia Plástica só terá o Resultado Final esperado, fazendo um Tratamento Pós Operatório Adequado desde o Início da sua Recuperação!!

     O consultorio Letícia Lyra Papini oferece diversas Técnicas de pós operatório para qualquer tipo de cirurgia plástica.

     Se você acabou de fazer uma cirurgia plástica não esqueça de fazer um bom pós-operatório com uma fisioterapeuta dermato-funcional experiente. Após 3 dias da realização da cirurgia já se deve fazer o tratamento pós-operatório para evitar fibroses e aderências.

Fisioterapeuta Drª Letícia Lyra Papini.
www.leticialyrapapini.com




quarta-feira, 24 de junho de 2015

BENEFÍCIOS DA ARGILA

                        

As máscaras  de argila contém alta concentração de alguns elementos que funcionam como um tratamento de choque para a pele, resolvendo em poucos minutos vários tipos de problemas. A argila é natural e contém diversos oligoelementos, mineras como titânio, cobre, magnésio, zinco, cálcio, potássio, manganês, alumínio, sódio, lítio e ferro, além do silício, que é muito abundante na natureza. Os minerais das argilas são potencializadores de alguns efeitos, tudo dependendo de sua concentração. Quando estão em mínimas quantidades, são chamados de oligoelementos, mas seu efeito remineralizante não é reduzido por causa da baixa concentração.
Existem diferentes tipos deste elemento e cada um deles tem determinada composição, com concentrações diferentes de certos minerais, por exemplo. Então, cada tipo é indicado para um problema de pele ou um tratamento específico.
A argila é ótima para cuidar da beleza, tanto em tratamentos estéticos como em terapias. Ela é um componente de origem mineral, coletada diretamente do solo, composta por alumínio (óxido de alumínio), sílica (óxido de silício) e água.
As civilizações antigas já conheciam as propriedades curativas e terapêuticas da argila, mas nunca os benefícios estiveram tão em evidência como agora. Além de seu poder rejuvenescedor – o que faz com que o produto seja muito empregado pela medicina estética – a argila também pode ser utilizada no combate e prevenção de vários males, de uma simples inflamação de garganta a doenças crônicas, como a hipertensão. 
Argila em artrose
                         

Foi justamente de olho nesses benefícios que a auxiliar de enfermagem Isabel de Freitas, de 59 anos, resolveu inserir o produto em seu tratamento para artrose. Depois de amargar fortes dores por todo o corpo durante muito tempo, há dois anos ela encontrou alívio nas aplicações em forma de emplastros. “Três vezes por semana, cobria as juntas inchadas com argila em temperatura ambiente. A melhora foi incrivelmente rápida”, comenta feliz pelo resultado.

Atualmente, Isabel faz apenas “manutenção”, aplicando a argila uma vez por mês. Mas não se livrou apenas da artrose com todo o processo. Segundo ela, o funcionamento dos órgãos melhorou, a insônia e o estresse foram embora. “Acho que é um remédio para todos os males”, diz.

Benefícios da Argila

Além de tratamentos medicinais, a argila é usada em tratamentos estéticos para o corpo, pele e cabelo. Conheça seus benefícios:
  • Favorece a reprodução celular integral, afinando e clareando a pele.
  • Promove a esfoliação da pele e do couro cabeludo.
  • Absorve toxinas e impurezas.
  • Promove a reconstituição dos tecidos.
  • Faz desintoxicação metabólica capilar, facial e corporal.
  • Estimula o crescimento dos fios, pois atua na circulação.
  • Elimina a oleosidade da pele e cabelo.
  • Elimina bactérias e tem efeito calmante.
  • Suaviza e amacia a pele.
Tipos de Argila

Argila Verde

Argila
A argila verde é indicada para peles oleosas e com acne. Tem ação adstringente, tonificante, estimulante, secativa, bactericida, analgésica e cicatrizante se aplicada como máscara facial no tratamento de beleza.
Realiza um peeling natural, removendo o excesso de oleosidade da pele. Nutre os tecidos com sais minerais e absorve radiação solar, retardando o envelhecimento.

Argila Branca

Argila
A argila branca é indicada para peles sensíveis e desidratadas. Contém o maior percentual em alumínio e seu pH é muito próximo ao da pele.
Seus benefícios são de clarear, absorver a oleosidade da pele sem desidratar, e ter ação suavizante e cicatrizante. Apresenta ação tensora branda e, portanto, pode ser usada em todos os tipos de pele, especialmente nas expostas demasiadamente ao sol.

Argila Rosa

Argila
A argila rosa é a mistura da argila branca com a vermelha. Por ser mais suave, a argila rosa é indicada para as peles sensíveis e delicadas. Ela possui ação desinfetante, cicatrizante e suavizante. A argila rosa é rica em ferro, e muito boa para aplicação de máscara facial, corporal e capilar.
Ao mesmo tempo em que absorve as toxinas e o excesso de oleosidade, fornece os minerais necessários para devolver o viço e o brilho natural de sua pele e cabelos, tornando-os sedosos e macios.

                                                   Argila Cinza

Argila
A argila cinza é indicada para peles oleosas e com manchas.
Devido ao titânio presente em sua composição, combate espinhas, cravos e é um excelente esfoliante. A argila cinza é antioxidante natural, retardando o envelhecimento da pele. É reguladora da seborréia capilar, absorve a irradiação solar, é clareadora de manchas e pode ajudar na redução do peso e medidas.

Argila Preta

Argila
A argila preta é a mais nobre de todas, pode ser encontrada também como lama vulcânica. É muito utilizada para a desintoxicação da pele, principalmente peles oleosas.
Tem ação antiinflamatória, anti-artrósica, absorvente e anti-stress. Devido ao alto teor de alumínio e silício e baixo percentual de ferro, pode ser usado tanto para cosmética como
para tratamentos de doenças. É um excelente agente rejuvenescedor.
Fisioterapeuta Drª Letícia Lyra Papini.
www.leticialyrapapini.com


quinta-feira, 18 de junho de 2015

Entenda mais sobre o protetor solar

                      


O que significa FPS?

A sigla se refere a Fator de Proteção Solar, que é a medida que tenta estimar o tempo que uma pessoa pode ficar exposta ao sol até que a sua pele comece a ficar vermelha. Por exemplo: Uma pessoa que comece a apresentar vermelhidão após 15 minutos de exposição solar sem proteção, ao usar um protetor com FPS 10, poderia ficar 150 minutos ao sol sem ter este problema. No entanto, esta medida é indireta, pois outros fatores (leia mais abaixo) interferem na ação do protetor solar.


A partir do FPS 30 todos os protetores são iguais?

Não. Na verdade, o que acontece é que acima do FPS 30, o percentual de proteção sofre uma variação muito pequena. Por exemplo, enquanto o FPS 30 filtra 96,7% da radiação solar, o FPS 40 filtra 97,8%. No entanto, o protetor com o FPS mais alto possui uma permanência maior na pele, devido à uma fórmula mais estável - a chamada fotoestabilidade. 



Filtro, protetor e bloqueador solar são a mesma coisa?

Os nomes encontrados nas embalagens podem confundir, mas todas as nomenclaturas se referem ao mesmo tipo de produto - não será este termo que vai definir qual é mais potente, e sim o FPS. Os profissionais costumam usar a palavra "filtro" para se referir aos agentes da formulação que atuam absorvendo os raios solares, enquanto "bloqueador" remete aos agentes refletores.



Qual a diferença entre filtro físico e filtro químico?

O filtro físico, cuja denominação mais moderna é filtro inorgânico, é aquele que age refletindo a radiação solar. Seus principais representantes são o óxido de zinco e o dióxido de titânio. Ele pode deixar a pele com aspecto esbranquiçado, mas a indústria vem trabalhando com a micronização, processo que diminui o tamanho da partícula, para evitar este efeito. Já os filtros químicos são substâncias que absorvem a radiação ultravioleta, impedindo que ela passe para a pele, em uma função similar à da melanina. Em geral, todos os protetores hoje em dia trazem fórmulas compostas por ambos os filtros.



Como saber se estou usando o protetor solar mais adequado para a minha necessidade?

A proteção solar não se resume ao uso do produto, mas sim a um conjunto de atitudes. Quando utilizar um protetor solar e mesmo assim houver uma vermelhidão posterior, faça um check-list: você passou o produto 30 minutos antes da exposição ao sol? Estava com o corpo seco? Colocou a quantidade correta? Reaplicou em até duas horas? Reaplicou depois de transpirar em excesso ou entrar na água? Se todos esses cuidados foram tomados e mesmo assim sua pele sofreu as consequências negativas do sol, é hora de avaliar o produto. Quanto mais clara é a pele, maior deve ser o FPS. Também verifique o aumento da ocorrência de espinhas e cravos, que podem ser resultado do uso de um produto com uma carga oleosa ou irritativa. 

Fisioterapeuta Drª Letícia Lyra Papini.
www.leticialyrapapini.com

terça-feira, 16 de junho de 2015

Crochetagem


A Crochetagem é um método de tratamento das algias mecânicas do aparelho locomotor, pela destruição das aderências e dos corpúsculos irritativos inter-aponeuróticos ou mio-aponeuróticos através de ganchos colocados e mobilizados sobre a pele.

Fibrólise: alongamentos, ruptura das fibras. 

Percutânea: projeção das estruturas anatômicas sobre a pele. 



Os efeitos da Crochetagem : 


Efeito mecânico: 
- Nas aderências fibrosas que limitam o movimento entre os planos de deslizamento tissulares. 
- Nos corpúsculos fibrosos (depósito úricos ou cálcios) localizados geralmente nos lugares de estases circulatório e próximo ás articulações. 
- Nas cicatrizes e hematomas, que geram progressivamente aderências entre os planos de deslizamento. 
- Nas proeminências ou descolamentos periósteos. 

Efeito circulatório: 
A observação clínica dos efeitos da diafibrólise percutânea parece demonstrar um aumento da circulação sangüínea e provavelmente da circulação linfática. Ainda, o rubor cutâneo que segue uma sessão de crochetagem parece sugerir uma reação histámica . 

Efeito reflexo: 
A rapidez dos efeitos da Crochetagem, principalmente durante a aplicação ao nível dos trigger points (gatilho, de inibição, do tipo Knapp, Jones, Travell...) sugerem a presença de um efeito reflexo.

Indicações: 

-Aderências geradas por fraturas

-Aderências geradas por cicatrizes

-Miosites, epicondilites, tendinites, pubalgia, lombalgia, torcicolo, ciatalgia, dor de cabeça, neuromas, ombro congelado, fascites, tensão na atm, entre outras questões ortopédicas.
-Aderências geradas por fraturas
-Tensões musculares.
- As aderências consecutivas a um traumatismo levando a um derrame tecidual. 
- As aderências consecutivas a uma fibrose cicatricial iatrogênica cirúrgica. 
- As algias inflamatórias ou não inflamatórias do aparelho locomotor: miosite, epicondilites, tendinites, periartrites, pubalgia, lombalgia, torcicolo... . 
- As nevralgias consecutivas a uma irritação mecânica dos nervos periféricos, occipitalgia do nervo de Arnold, nevralgia cervico-braquial, nevralgias intercostais, ciatalgia. 
- As síndromes tróficas dos membros: algoneurodistrofia, canal do carpo. 

Muitas vezes a dita fisioterapia convencional não consegue obter determinados resultados, consulte um fisioterapeuta especialista e procure saber se seu problema pode ser trabalhado com a Crochetagem. Na maioria de suas indicações a Crochetagem é aplicada em torno de 8 sessões apenas.


Fisioterapeuta Drª Letícia Lyra Papini.
www.leticialyrapapini.com

x

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Benefícios das Máscara de Ouro e Rubi

A ação dessas máscaras depois de um peeling de diamante é extraordinariamente magnífico!!


Máscara de Ouro é indicada para uma ultra hidratação e revitalização da pele. Sua fórmula contém Vitamina E com ação antioxidante que protege a pele contra os efeitos nocivos dos raios UV e melhora a micro circulação do tecido, Osilift (extrato de aveia) com ação tensora imediata para o tratamento de rugas e linhas de expressão, Ácido Hialurônico com propriedade hidratante e estímulo da síntese de colágeno, auxiliando na firmeza da pele e Óleo de Argan que promove ação antioxidante e regeneradora da pele, que resgata o aspecto de pele saudável.


Já a Máscara de Rubi, é indicada principalmente para peles desvitalizadas de fumantes, o peles que estão expostas a poluição, ar condicionado e exposição excessiva ao sol.

Sua fórmula contém Goji Berry com atividade antioxidante e antienvelhecimento, Vitamina E com ação antioxidante e Aquaporina com propriedades hidratantes. Tendo como resultado uma pele intensamente hidratada e por um período prolongado, revitalizada e remineralizada.




Fisioterapeuta Drª Letícia Lyra Papini.
www.leticialyrapapini.com


Cuidados Pós Lipoaspiração

                           
                                                     www.leticialyrapapini.com

Por se constituir de uma técnica invasiva a lipospiração, representa uma agressão que provoca uma reação em cadeia em todo o sistema de defesa do corpo. Desta forma, quanto maior a quantidade de gordura retirada, maior será a agressão e, conseqüentemente, maior será a reação do organismo. Neste caso, tem início um processo de cicatrização irregular na região onde foi feita a lipoaspiração e na incisão cirúrgica, ocorrendo a formação ou desenvolvimento em excesso de tecido conjuntivo fibroso, fazendo aderências que prendem a pele ao músculo, deixando-a com uma aparência disforme e cheia de ondulações.Esse processo começa por volta dos sete dias da cirurgia, pode ser evitado fazendo um pós-operatório com drenagens linfáticas e ultrassom.

As fibroses podem ocorrer em maior ou menor grau e sua aparição depende de vários fatores. Uma explicação mais científica da fibrose é que esta é uma espécie de edema e proteínas acumuladas de forma crônica, que atrapalham o funcionamento dos fibroblastos, que são responsáveis pela cicatrização, sendo que este trabalha em excesso e sem orientação, produzindo essas ondulações de colágeno, que causam repuxamento e dor ao paciente, além de uma aparência desagradável na região.
Logo após a cirurgia, a fibrose é intensa, endurecida e sensível. Geralmente o tratamento da fibrose é longo, sendo que de 6 a 12 meses após a cirurgia, ela tende a amolecer e até regredir.




Vários são os fatores que podem influenciar no aparecimento desta:
– Repouso inadequado;

– Leves traumas na região (como pegar peso, ou pegar o filho no colo);
– Uso incorreto da cinta cirúrgica;
– Reação do próprio organismo à agressão sofrida com a lipoaspiração.
Por isso, os cuidados no pós-operatório são essenciais, dentre eles em destaque a drenagem linfática pós-cirúrgica, o uso de cintas, uso de protetor solar na região, evitar esforço físico na fase inicial, manter assepsia e uma alimentação adequada, com vitaminas e minerais que desempenham papel importante. Um pré-operatório atualmente é recomendado na cirurgia de lipoaspiração, com drenagem, microcorrentes, esfoliações, entre outros. É atribuída ao pré-operatório, juntamente a um bom pós-operatório, a chance de uma cirurgia bem sucedida .
Se houver um leve quadro de irregularidades cutâneas, a drenagem linfática manual, ultra-som HECCUS , mais tardiamente endermologia e carboxiterapia, sao opções de tratamento da Drª Letícia Lyra Papini.

www.leticialyrapapini.com



quarta-feira, 10 de junho de 2015

O que é Heccus e para que serve?

O que é o Heccus:

O Heccus é um tratamento estético feito com um equipamento moderno que combina ultrassom de alta potência, correntes elétricas Aussie (correntes de média frequência) e correntes elétricas polarizadas. O procedimento acelera o metabolismo do corpo e quebra as células de gordura, promovendo sua eliminação e melhorando a textura da pele.

Para que serve o Heccus: 

O Heccus é indicado para homens e mulheres que desejam tratar celulites e gordura localizada. Também é indicado para tratamentos pós-cirúrgicos, pois promove o aumento da atividade metabólica, resultando em rápida reabsorção de hematomas, além de promover a formação de colágeno, evitando a formação de aderências após as cirurgias.

Método não invasivo.
Não causa dependência.
Não tem efeitos colaterais indesejáveis.

Fisioterapeuta Letícia Lyra Papini.
www.leticialyrapapini.com

Fisioterapia nas Disfunções Temporo Mandibular



N.                     



    Para esse tratamento inicial a utilização de procedimentos fisioterapêuticos são essenciais. Podemos agir nessa musculatura com manobras de relaxamento e reeducação postural que promoverão grande melhora na sintomatologia, principalmente nas crises dolorosas, (BARROS & RODE, 1995).

    A primeira medida fisioterapêutica consiste na educação do paciente a respeito da natureza do seu problema e da maneira para reduzir os sintomas, diminuindo a intensidade da atividade dos seus músculos mastigatórios. Após a utilização de determinados recursos fisioterapêuticos para reduzir ou eliminar a dor são ensinados ao paciente os exercícios para o relaxamento que deverão ser supervisionados pelo fisioterapeuta e que deverão ser realizados periodicamente, (ALVES et al., 2003).

    Os exercícios terapêuticos para o sistema mastigatório incluem:

Exercícios de variação de movimento para melhorar a mobilidade por meio de alongamento das estruturas de tecido mole como músculo ou cápsula articular.

Exercícios isométricos para fortalecer os músculos e melhorar a coordenação.
Exercícios repetitivos para melhorar a biomecânica da articulação e da função muscular.
Exercícios posturais para reduzir o esforço muscular e articular.
Exercícios de alongamento para aumentar a variação de movimento articular e alongar o tecido mole, (FRICTION et al., 2003).


Exercícios de Contração Isométrica

Exercícios de Contração Isotônica
   Abaixamento e Elevação mandibular; Lateralidade; Protusão; Retrusão. Todos estes movimentos podem ser realizados de forma ativa ou contra resistida se o objetivo for fortalecimento muscular (em uma segunda fase de tratamento), podem ser desenvolvidos com a ajuda de uma resistência manual, com artefatos como por exemplo o hiperbolóide, etc, (OKESSON, 1992).

Cinesioterapia
   O tratamento cinesioterápico tem por finalidade alongar, fortalecer, promover propriocepção e coordenação.

Crioterapia 
   A utilização da crioterapia (gelo), numa fase aguda, talvez traga muitas controvérsias, devido à proximidade da articulação temporomandibular com o meato acústico externo. 

Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea (TENS) 
   É uma corrente de baixa freqüência. O desenvolvimento da estimulação nervosa elétrica transcutânea (TENS) constitui a teoria da comporta para explicar o controle e modulação da dor, (KITCHEN, 1998).

Ultra-som Terapêutico



TRABALHO POSTURAL NAS DTMs
   É baseado na reeducação postural global, através de: Exercícios ativos excêntricos, nos quais temos ao mesmo tempo, aumento de tensão e realização do movimento de alongamento voluntário do músculo.