As máscaras de argila contém alta concentração de alguns elementos que funcionam como um tratamento de choque para a pele, resolvendo em poucos minutos vários tipos de problemas. A argila é natural e contém diversos oligoelementos, mineras como titânio, cobre, magnésio, zinco, cálcio, potássio, manganês, alumínio, sódio, lítio e ferro, além do silício, que é muito abundante na natureza. Os minerais das argilas são potencializadores de alguns efeitos, tudo dependendo de sua concentração. Quando estão em mínimas quantidades, são chamados de oligoelementos, mas seu efeito remineralizante não é reduzido por causa da baixa concentração.
Existem diferentes tipos deste elemento e cada um deles tem determinada composição, com concentrações diferentes de certos minerais, por exemplo. Então, cada tipo é indicado para um problema de pele ou um tratamento específico.
A argila é ótima para cuidar da beleza, tanto em tratamentos estéticos como em terapias. Ela é um componente de origem mineral, coletada diretamente do solo, composta por alumínio (óxido de alumínio), sílica (óxido de silício) e água.
As civilizações antigas já conheciam as propriedades curativas e terapêuticas da argila, mas nunca os benefícios estiveram tão em evidência como agora. Além de seu poder rejuvenescedor – o que faz com que o produto seja muito empregado pela medicina estética – a argila também pode ser utilizada no combate e prevenção de vários males, de uma simples inflamação de garganta a doenças crônicas, como a hipertensão.
Argila em artrose
Foi justamente de olho nesses benefícios que a auxiliar de enfermagem Isabel de Freitas, de 59 anos, resolveu inserir o produto em seu tratamento para artrose. Depois de amargar fortes dores por todo o corpo durante muito tempo, há dois anos ela encontrou alívio nas aplicações em forma de emplastros. “Três vezes por semana, cobria as juntas inchadas com argila em temperatura ambiente. A melhora foi incrivelmente rápida”, comenta feliz pelo resultado.
Atualmente, Isabel faz apenas “manutenção”, aplicando a argila uma vez por mês. Mas não se livrou apenas da artrose com todo o processo. Segundo ela, o funcionamento dos órgãos melhorou, a insônia e o estresse foram embora. “Acho que é um remédio para todos os males”, diz.
Benefícios da Argila
Além de tratamentos medicinais, a argila é usada em tratamentos estéticos para o corpo, pele e cabelo. Conheça seus benefícios:
- Favorece a reprodução celular integral, afinando e clareando a pele.
- Promove a esfoliação da pele e do couro cabeludo.
- Absorve toxinas e impurezas.
- Promove a reconstituição dos tecidos.
- Faz desintoxicação metabólica capilar, facial e corporal.
- Estimula o crescimento dos fios, pois atua na circulação.
- Elimina a oleosidade da pele e cabelo.
- Elimina bactérias e tem efeito calmante.
- Suaviza e amacia a pele.
Tipos de Argila
Argila Verde
A argila verde é indicada para peles oleosas e com acne. Tem ação adstringente, tonificante, estimulante, secativa, bactericida, analgésica e cicatrizante se aplicada como máscara facial no tratamento de beleza.
Realiza um peeling natural, removendo o excesso de oleosidade da pele. Nutre os tecidos com sais minerais e absorve radiação solar, retardando o envelhecimento.
Argila Branca
A argila branca é indicada para peles sensíveis e desidratadas. Contém o maior percentual em alumínio e seu pH é muito próximo ao da pele.
Seus benefícios são de clarear, absorver a oleosidade da pele sem desidratar, e ter ação suavizante e cicatrizante. Apresenta ação tensora branda e, portanto, pode ser usada em todos os tipos de pele, especialmente nas expostas demasiadamente ao sol.
Argila Rosa
A argila rosa é a mistura da argila branca com a vermelha. Por ser mais suave, a argila rosa é indicada para as peles sensíveis e delicadas. Ela possui ação desinfetante, cicatrizante e suavizante. A argila rosa é rica em ferro, e muito boa para aplicação de máscara facial, corporal e capilar.
Ao mesmo tempo em que absorve as toxinas e o excesso de oleosidade, fornece os minerais necessários para devolver o viço e o brilho natural de sua pele e cabelos, tornando-os sedosos e macios.
Argila Cinza
A argila cinza é indicada para peles oleosas e com manchas.
Devido ao titânio presente em sua composição, combate espinhas, cravos e é um excelente esfoliante. A argila cinza é antioxidante natural, retardando o envelhecimento da pele. É reguladora da seborréia capilar, absorve a irradiação solar, é clareadora de manchas e pode ajudar na redução do peso e medidas.
Argila Preta
A argila preta é a mais nobre de todas, pode ser encontrada também como lama vulcânica. É muito utilizada para a desintoxicação da pele, principalmente peles oleosas.
Tem ação antiinflamatória, anti-artrósica, absorvente e anti-stress. Devido ao alto teor de alumínio e silício e baixo percentual de ferro, pode ser usado tanto para cosmética como
para tratamentos de doenças. É um excelente agente rejuvenescedor.
Fisioterapeuta Drª Letícia Lyra Papini.
www.leticialyrapapini.com