quinta-feira, 25 de junho de 2015

PÓS OPERATÓRIO DE CIRURGIA PLÁSTICA: LIBERAÇÃO TECIDUAL FUNCIONAL - LTF

                         


     A Técnica de LTF (Liberação Tecidual Funcional) foi desenvolvida com bases nas técnicas de terapias manuais da Fisioterapia para tratamento específico de fibroses e aderências decorrentes de traumas teciduais como as cirurgias plásticas. As células do nosso corpo são banhadas por um líquido claro e transparente denominado fluído intersticial, com o qual estabelecem trocas. O fluido intersticial é um componente importante na micro circulação entre o sangue e os vasos linfáticos e está aumentado durante o processo de reparo tecidual (cicatrização).É por isso que a manutenção funcional da mobilidade tecidual é importante, uma vez que, a presença de tecido cicatricial altera a função normal dos tecidos comprometendo drasticamente seu metabolismo. Muitas vezes, o edema fica retido pela falta de mobilidade entre os tecidos, sendo assim, é necessário reorganizar todo o tecido cicatricial. As manobras de Liberação Tecidual Funcional (LTF) provocam um tensionamento contínuo e prolongado, “organizando” a deposição do colágeno, além de tornar o tecido mais elástico e sem retrações, o que previne e trata as fibroses e aderências.

      Esta técnica é especial para cuidar do paciente de pós operatório imediato e tardio. Devolve a flexibilidade e a funcionalidade aos tecidos que ficam aderidos e com fibroses pela própria cicatrização pós operatória. Sua utilização ideal de forma preventiva é a partir do quinto dia de pós-operatório de duas a três vezes por semana durante a fase de reparo (30 a 40 dias), associada ao não a outros recursos terapêuticos, a depender da avaliação funcional realizada previamente. Deve-se empregar a mão espalmada e manter o estiramento por alguns segundos, repetindo-se o movimento. Todas as direções devem ser trabalhadas, respeitando as restrições cicatriciais (BORGES, 2006).

      A intensidade do estiramento deve ser proporcional à resistência que o tecido oferece. Se o tecido está mais aderido, o estiramento é mais intenso, se o tecido ainda não está tão rígido, o estiramento será mais suave. Não se deve utilizar nenhum tipo de veículo para executar as manobras. 

     O consultório Letícia Lyra Papini  com seu conceito inovador traz mais esta técnica para poder beneficiar os pacientes de pós operatório de cirurgia plástica. Lembre-se que a Cirurgia Plástica só terá o Resultado Final esperado, fazendo um Tratamento Pós Operatório Adequado desde o Início da sua Recuperação!!

     O consultorio Letícia Lyra Papini oferece diversas Técnicas de pós operatório para qualquer tipo de cirurgia plástica.

     Se você acabou de fazer uma cirurgia plástica não esqueça de fazer um bom pós-operatório com uma fisioterapeuta dermato-funcional experiente. Após 3 dias da realização da cirurgia já se deve fazer o tratamento pós-operatório para evitar fibroses e aderências.

Fisioterapeuta Drª Letícia Lyra Papini.
www.leticialyrapapini.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui sobre o que você achou do blog