terça-feira, 16 de junho de 2015

Crochetagem


A Crochetagem é um método de tratamento das algias mecânicas do aparelho locomotor, pela destruição das aderências e dos corpúsculos irritativos inter-aponeuróticos ou mio-aponeuróticos através de ganchos colocados e mobilizados sobre a pele.

Fibrólise: alongamentos, ruptura das fibras. 

Percutânea: projeção das estruturas anatômicas sobre a pele. 



Os efeitos da Crochetagem : 


Efeito mecânico: 
- Nas aderências fibrosas que limitam o movimento entre os planos de deslizamento tissulares. 
- Nos corpúsculos fibrosos (depósito úricos ou cálcios) localizados geralmente nos lugares de estases circulatório e próximo ás articulações. 
- Nas cicatrizes e hematomas, que geram progressivamente aderências entre os planos de deslizamento. 
- Nas proeminências ou descolamentos periósteos. 

Efeito circulatório: 
A observação clínica dos efeitos da diafibrólise percutânea parece demonstrar um aumento da circulação sangüínea e provavelmente da circulação linfática. Ainda, o rubor cutâneo que segue uma sessão de crochetagem parece sugerir uma reação histámica . 

Efeito reflexo: 
A rapidez dos efeitos da Crochetagem, principalmente durante a aplicação ao nível dos trigger points (gatilho, de inibição, do tipo Knapp, Jones, Travell...) sugerem a presença de um efeito reflexo.

Indicações: 

-Aderências geradas por fraturas

-Aderências geradas por cicatrizes

-Miosites, epicondilites, tendinites, pubalgia, lombalgia, torcicolo, ciatalgia, dor de cabeça, neuromas, ombro congelado, fascites, tensão na atm, entre outras questões ortopédicas.
-Aderências geradas por fraturas
-Tensões musculares.
- As aderências consecutivas a um traumatismo levando a um derrame tecidual. 
- As aderências consecutivas a uma fibrose cicatricial iatrogênica cirúrgica. 
- As algias inflamatórias ou não inflamatórias do aparelho locomotor: miosite, epicondilites, tendinites, periartrites, pubalgia, lombalgia, torcicolo... . 
- As nevralgias consecutivas a uma irritação mecânica dos nervos periféricos, occipitalgia do nervo de Arnold, nevralgia cervico-braquial, nevralgias intercostais, ciatalgia. 
- As síndromes tróficas dos membros: algoneurodistrofia, canal do carpo. 

Muitas vezes a dita fisioterapia convencional não consegue obter determinados resultados, consulte um fisioterapeuta especialista e procure saber se seu problema pode ser trabalhado com a Crochetagem. Na maioria de suas indicações a Crochetagem é aplicada em torno de 8 sessões apenas.


Fisioterapeuta Drª Letícia Lyra Papini.
www.leticialyrapapini.com

x

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui sobre o que você achou do blog