quinta-feira, 18 de junho de 2015

Entenda mais sobre o protetor solar

                      


O que significa FPS?

A sigla se refere a Fator de Proteção Solar, que é a medida que tenta estimar o tempo que uma pessoa pode ficar exposta ao sol até que a sua pele comece a ficar vermelha. Por exemplo: Uma pessoa que comece a apresentar vermelhidão após 15 minutos de exposição solar sem proteção, ao usar um protetor com FPS 10, poderia ficar 150 minutos ao sol sem ter este problema. No entanto, esta medida é indireta, pois outros fatores (leia mais abaixo) interferem na ação do protetor solar.


A partir do FPS 30 todos os protetores são iguais?

Não. Na verdade, o que acontece é que acima do FPS 30, o percentual de proteção sofre uma variação muito pequena. Por exemplo, enquanto o FPS 30 filtra 96,7% da radiação solar, o FPS 40 filtra 97,8%. No entanto, o protetor com o FPS mais alto possui uma permanência maior na pele, devido à uma fórmula mais estável - a chamada fotoestabilidade. 



Filtro, protetor e bloqueador solar são a mesma coisa?

Os nomes encontrados nas embalagens podem confundir, mas todas as nomenclaturas se referem ao mesmo tipo de produto - não será este termo que vai definir qual é mais potente, e sim o FPS. Os profissionais costumam usar a palavra "filtro" para se referir aos agentes da formulação que atuam absorvendo os raios solares, enquanto "bloqueador" remete aos agentes refletores.



Qual a diferença entre filtro físico e filtro químico?

O filtro físico, cuja denominação mais moderna é filtro inorgânico, é aquele que age refletindo a radiação solar. Seus principais representantes são o óxido de zinco e o dióxido de titânio. Ele pode deixar a pele com aspecto esbranquiçado, mas a indústria vem trabalhando com a micronização, processo que diminui o tamanho da partícula, para evitar este efeito. Já os filtros químicos são substâncias que absorvem a radiação ultravioleta, impedindo que ela passe para a pele, em uma função similar à da melanina. Em geral, todos os protetores hoje em dia trazem fórmulas compostas por ambos os filtros.



Como saber se estou usando o protetor solar mais adequado para a minha necessidade?

A proteção solar não se resume ao uso do produto, mas sim a um conjunto de atitudes. Quando utilizar um protetor solar e mesmo assim houver uma vermelhidão posterior, faça um check-list: você passou o produto 30 minutos antes da exposição ao sol? Estava com o corpo seco? Colocou a quantidade correta? Reaplicou em até duas horas? Reaplicou depois de transpirar em excesso ou entrar na água? Se todos esses cuidados foram tomados e mesmo assim sua pele sofreu as consequências negativas do sol, é hora de avaliar o produto. Quanto mais clara é a pele, maior deve ser o FPS. Também verifique o aumento da ocorrência de espinhas e cravos, que podem ser resultado do uso de um produto com uma carga oleosa ou irritativa. 

Fisioterapeuta Drª Letícia Lyra Papini.
www.leticialyrapapini.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui sobre o que você achou do blog